sexta-feira, 25 de maio de 2012

Agüente Firme – Você não está sozinho

Por Edu Marcondes


Estava assistindo televisão ontem, quando vi uma linda propagando da organização Médicos Sem Fronteiras, com a mensagem: “Agüente firme – você não está sozinho”, e mostrava impactantes imagens de profissionais de saúde que trabalham em situações de calamidade. 

A propaganda me fez lembrar outra propaganda da Coca-Cola que dizia: “Os bons ainda são a maioria” (Para que não haja confusão, ressalta-se que a propaganda ilustrava os bons, como as pessoas boas – de bem.), sendo que ambas me fizeram refletir sobre a situação vivida em nossa cidade no correr dessa semana. 

Ao ver as imagens de profissionais de saúde, éticos e que estavam honrando o bem maior chamado vida, através da solidariedade humana, com apoio zelo aos irmãos que estão em situação das mais frágeis que possa considerar na existência; Não tive como não traçar um paralelo com a situação oposta em que estávamos vivendo em nossa cidade, onde profissionais de saúde, estavam manipulando e expondo o sofrimento das pessoas em prol de benefícios pessoais. 

Mais que o mérito da questão em si, é muito triste ver que pessoas que fizeram o juramento pleno de lutar pela vida passam a manipulá-la. Sim porque dizer que as situações expostas na impressa nunca existiram, é antes de tudo assumir uma atitude inescrupulosa. Que a estrutura do SUS é ruim, e caótica, não há como negar, porém a duvida que fica é seguinte; Todos que se manifestaram sobre a questão sempre estiveram ali, numa situação de conivência, enquanto a situação era confortável, simplesmente quando lhes foi negado o aumento financeiro que desejavam, tudo passa a ser uma catástrofe – Algo de errado tem! 

Reivindicações, melhorias, negociações, tudo isso é licito, até o momento que se passa a usar a boa fé de pessoas inocentes e manipular informações em prol de pressão política. Na vida todos temos que assumir nossas responsabilidades, senão vira bagunça. Na saúde de nossa cidade, todos estão aqui por que querem, e sempre souberam as regras do jogo e as condições que teriam, quando chegaram. 

Porque não passam todos juntos a produzir soluções que possam amenizar o sofrimento daquelas pessoas. Já está mais do que provado que no ritmo que vai, com esse modelo hospitalocentrico de saúde, jamais haverá recurso que chegue. Os leitos nunca serão suficientes, porque que ao invés de se ficar expondo inocentes não se busca solução. Simplesmente ficar colocando mais e mais dinheiro não é solução, até porque o problema real, nesse caso, não é a falta de dinheiro nos hospitais, nem tão pouco a falta de condições, isso na verdade figura-se como pano de fundo para a verdadeira reivindicação que é de aumento salarial. 

O problema é que em várias situações pode-se pagar 30, 40, 50 mil reais por mês que mesmo assim esses “profissionais” continuarão achando que é pouco. É preciso que a visão seja mudada, não se pode misturar as coisas. Cada um deve cumprir seu papel institucional e funcional; Negociar, buscar melhorias de todos os níveis é uma atividade eterna, porém fazer politicagem, usar a desgraça dos outros e deixar de prestar a solidariedade ao irmão que precisa para proveito próprio, é a pior posição que um humano pode assumir em sua passagem carnal. 

A esperança que fica é mensagem da coca-cola – Os Bons ainda são a maioria – portanto a população pode ouvir com esperança: “Agüente firme, você não está sozinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário