terça-feira, 7 de agosto de 2012

Justiça autoriza CCZ a entrar em imóveis fechados para combater dengue

Fonte: Assecom Foto: 


 
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados vai poder entrar em imóveis fechados e abandonados para combater focos de dengue. A autorização foi concedida ao Departamento de Vigilância em Saúde do município pelo juiz da 6ª Vara Cível José Domingues Filho. A autorização é para que o CCZ faça o que for necessário para combater a dengue nos termos previstos na lei municipal 2.850/2006.

Para executar o trabalho, o CCZ vai seguir a lista de imóveis abandonados e que não estão em imobiliárias, elaborada durante o trabalho de campo nos bairros e área central. São casas e prédios comerciais tomados pelo mato e sujeira e que podem manter depósito com larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O CCZ vai chamar um chaveiro para abrir o imóvel que esteja abandonado para verificar as condições e eliminar os focos encontrados. Após esse trabalho, o proprietário será notificado para fazer a limpeza e adotar outras providências.

Caso isso não ocorra, será multado com base na Lei da Dengue. Em casos extremos, o CCZ pode pedir ajuda da Secretaria de Serviços Urbanos para providenciar a limpeza do imóvel e posteriormente cobrar o serviço do proprietário.

O CCZ recebe denúncia sobre imóveis que apresentem risco de proliferação da dengue através do telefone 3411-7753.

Ações compartilhadas atenderam 21 mil residências em 2012

Fonte: Assecom Foto: A. Frota
Ações compartilhadas já foram realizadas em 20 bairros de Dourados
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados realizou até dia 2 deste mês, 21 ações compartilhadas, num total de 21.261 visitas domiciliares.


Já foram atendidos neste ano o Jardim Colibri, BNH 4º Plano, Vila Cachoeirinha, Jardim Flórida I e II, Maracanã, Vila Hilda, Jardim Cuiabazinho, Novo Horizonte, Parque do Lago II, Altos do Indaiá, Vila Matos, Chácaras Flora, Vila Rosa, Jardim Carisma, Piratininga, Jardim Ouro Verde, Chácaras Caiuás, Vila Índio e Jardim Santo André.


Na área de controle de zoonoses, o maior número de ações foram palestras, com 719 eventos com os temas educação em saúde e fiscalização da dengue. Foram realizadas 619 ações e fiscalização da Lei de Controle Animal e 621 notificações.


Através do Programa DST/Aids foram distribuídos 14.740 preservativos para a população durantes as ações compartilhadas. Foram 539 palestras e panfletagens e mais 719 abordagens e conversas sobre ações educativas com a população em geral.


O Programa Saúde do Trabalhador fez 134 visitas em empresas. Já a Vigilância Sanitária fez 267 ações de fiscalização para liberação de alvarás, 185 quilos de alimentos foram apreendidos, realizou 90 atendimentos de denúncias e 206 notificações.


Na área de imunização, foram realizadas 56 palestras educativas e aplicados diversos tipos de vacina fora das campanhas regulares, como hapatite B, tríplice viral e febre amarela.


AÇÕES COMPARTILHADAS
A mais recente ação compartilhada foi realizada dia 2 deste mês, no Jardim Colibri. O trabalho foi concentrado na Unidade Básica de Saúde da Família Bem-te-vi. Equipes de vários setores do Departamento de Vigilância em Saúde visitaram as residências.


Foram desenvolvidos trabalhos de controle vetorial e combate à leishmaniose e ao mosquito transmissor da dengue, bloqueios químicos e mecânico, além da eliminação de depósitos de larvas de mosquito. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também vacinou em animais e ofereceu cães e gatos para adoção.


De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, o objetivo é promover saúde preventiva entre a população. Ele explica que as equipes vão até as residências e quando o morador não é encontrado, estando a casa fechada, os profissionais retornam à tarde. “Por isso o trabalho é realizado o dia inteiro, para que toda a população do bairro seja contemplada com as ações de prevenção”, destaca.


A próxima ação compartilhada acontece nesta quinta-feira, dia 9, no Izidro Pedroso.