sábado, 14 de abril de 2012

Fiocruz lança periódico especializado em vigilância sanitária

Por - Pablo Ferreira
Fiocurz - http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4605&sid=9

A partir de agora, pesquisadores e profissionais de saúde que se interessam pela área da vigilância sanitária poderão contar com um importante canal de intercâmbio de conhecimento e experiências: foi lançado nesta sexta-feira (13/4) o periódico científico Vigilância Sanitária em Debate – Sociedade, Ciência e Tecnologia (Visa em Debate). A revista será trimestral, exclusivamente online e de acesso gratuito. A página eletrônica, que pode ser acessada aqui, já se encontra disponível para receber artigos, mas no momento somente para cadastro de autores e para recepção de artigos. O primeiro número de fato está previsto para o segundo semestre deste ano. Até aqui, a vigilância sanitária não contava com uma revista especializada na área. Visa em Debate, que será editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), pretende preencher essa lacuna e para tanto conta não só com o apoio da Fundação, como também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Em seu discurso de apresentação, o editor científico da revista, o químico e ex-diretor do INCQS André Gemal, afirmou que “sociedade, ciência e tecnologia estão cada vez mais ligados pela disseminação do conhecimento”. Conhecimento este que deve interferir e debater as relações produtivas, objetivando um uso mais correto e racional dos bens de consumo ligados à saúde da população.
A cerimônia de lançamento do site do periódico ocorreu no auditório do INCQS e, além de Gemal, contou com as presenças do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, da diretora do Núcleo de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento da Anvisa, Daniella Guimarães, da vice-presidente de Ensino, Educação e Informação da Fiocruz, Nísia Trindade, do diretor do INCQS, Eduardo Leal, e de diretores e representantes de outras unidades da Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário