quinta-feira, 27 de junho de 2013

A importância da integralidade no SUS

  Por Edu Marcondes   
 Foto: Site Prefeitura Municipal de Dourados
      

             Ao receber a missão de proceder a uma palestra no simpósio de saúde do trabalhador, organizado pelo CEREST de Dourados-Ms, tive a oportunidade de falar sobre a importância da integração do sistema SUS. De fato não é um tema dos mais simplistas, sobretudo pela complexidade de entendimentos e conhecimentos que isso envolve.

            Além de conhecimentos difusos, e entendimentos diversos, a integração dos serviços de saúde, esbarra em dois outros fatores extremamente preponderantes; a distribuição de recursos, e os interesses pessoais e políticos, de servidores e representantes sociais. Que só pensam de verdade em si próprios e tentam se apoderam das fatias da estrutura, com se sua fossem, para lograr privilégios de toda sorte.

            Mas vamos tentar pensar de forma coletiva e isenta; Todos sabem que o nosso Sistema Único de Saúde – SUS – foi concebido da demanda social por um atendimento universal e igualitário para todos os cidadãos brasileiros, e não apenas para os segurados. Em sendo assim ele tem sua premissa mais básica a necessidade de ser um sistema nacional.

            Se ele deve atender todos os brasileiros, ele não pode ser bom em uma cidade e péssimo em outra, o cidadão tem o direito de ser atendido e o estado tem o dever de atendê-lo. Porem esse atendimento não precisa necessariamente ser fixo, segmentado ou engessado. Ele deve fazer parte de uma rede de saúde, que possa dar a esse cidadão garantias em qualquer lugar do território nacional.

            A grande dificuldade que enfrentamos hoje é de que as pessoas, usuários, gestores e, sobretudo políticos, entendam que não existe uma unidade que seja mais importante que a outra, serviço que se sobreponha as secretarias que por sua vez compõe uma rede. Não existe lógica de garantia de um serviço de saúde minimamente razoável de forma segmentada, onde um quer ganhar mais que o outro; Ou ter mais privilégios que outros.

            Trazendo o assunto para o campo mais prático, pode-se esclarecer que o ministério da saúde, através das secretarias estaduais de saúde tem buscado ativar mecanismos de comprometimento dos municípios para garantir tanto o atendimento integrado de saúde, como indicadores de qualidade para a população.

            Para tanto a estrutura de saúde hoje é dividida no que chamamos de regiões de saúde, macro e micro regiões. Que agrupam os municípios tendo sempre um com melhor estrutura que é denominado sede da micro, e sede de macro. Essa estrutura tem a pretensão de garantir que um pequeno município sem a menor condição de atendimento possa encaminhar seu cidadão para ser atendimento numa sede de micro; E em necessitando de maior complexidade de atendimento que seja encaminhado para a sede da macro.

            Teoricamente é um modelo lógico, mas que tem demonstrado um brutal nível de esgotamento, já que essas sedes, tem cada vez menos capacidade de financiamento para atender essa população cada vez mais crescente. Por sua vez os pequenos municípios têm demonstrado cada vez menos interesse em equipar suas próprias redes.

            É muito importante que todos entendam que antes de se compor uma grande rede nacional como necessita o SUS, os municípios estruturem suas redes internas, com uma atenção primária de saúde e uma vigilância em saúde única e atuante. Dentro dessas redes primárias, não possível que se tenha um serviço especifico que trabalhe de forma independente ou uma atenção a saúde, que não tenha acesso aos indicadores de vigilância do município para direcionar suas ações, e assim por diante.

            Para a rede SUS funcionar, é vital o entendimento que todos são uma coisa só, todos estão no mesmo barco, que as redes de saúde devem começar, ainda que pequenas, nos próprios municípios, por menores que sejam. Daí os municípios devem se integrar de forma universal em todo o território nacional, de forma que se possa um sistema de saúde efetivamente ÚNICO e de mesma qualidade em qualquer recanto do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário