sexta-feira, 28 de junho de 2013

Simpósios de Vigilância em Saúde

Por Edu Marcondes


Ao acompanhar de perto as atividades do 2º simpósio de saúde do trabalhador, organizado pelo CEREST de Dourados, antes de tudo tenho de externar um grande agradecimento e congratulações a equipe. O evento estava verdadeiramente muito bem organizado e com um alto nível técnico, o que certamente propiciou o engrandecimento de todos que puderam acompanhar as atividades.

É motivo de grande alegria poder ver que uma idéia bem simples foi assimilada por toda a equipe de vigilância em saúde de Dourados-Ms e vem rendendo grandiosos resultados. Ver, a cada novo simpósio o número e o nível dos participantes sem dúvida alguma credencia o caminho correto que esse segmento de saúde vem percorrendo em nossa cidade.

A idéia simples, basicamente consiste em realizar um simpósio mensal sobre cada uma das áreas de vigilância que compõe o Departamento de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de saúde de Dourados; sendo que em Outubro esse ciclo anualmente se encerra com o Fórum Regional de Vigilância em saúde. Onde há debates técnicos de avaliação dos resultados obtidos no ano e se propõe estratégias para o planejamento do ano seguinte.

Cada um dos simpósios tem o objetivo de levar informações técnicas e aprofundamentos acerca da área que se está trabalhado; Para profissionais de saúde da rede, estudantes, trabalhadores e toda a comunidade, por quem quer que possa se interessar. Com isso espera-se que a informação real e concreta, bem as informações necessárias cheguem da melhor forma possível a essas pessoas, e elas sirvam como disseminadores na sociedade, para com isso, quem sabe promover mudanças de comportamentos que levem a prevenção das doenças e agravos.

Hoje o simpósio foi de vigilância em saúde do trabalhador, e assim como havia ocorrido no de zoonoses, de DST, e de vigilância sanitária, é de causar emoção ver que o auditório da prefeitura está ficando pequeno frente ao grande interesse da população; Em todos foi necessário vetar inscrições e buscar recursos complementares de assentos e acomodações para as pessoas.

E isso é claro fruto do esforço de cada uma das equipes da vigilância, e hoje em especial a do CEREST; Que acreditaram de fato no ideal de construção de uma cidade com mais conhecimento e por conseqüência com melhor qualidade de vida. Todos têm estado imbuídos em cumprir a risca o calendário de ações de vigilância e construir em conjunto essa realidade. Por isso como cidadão, agradeço a cada um dos colegas.

Torço para que esse importante mecanismo de consolidação de informações se perpetue em Dourados-Ms, já que, como é clara a convicção de que a informação e o conhecimento podem mudar a realidade de uma sociedade. É clara também a percepção de que essa informação somente se consolida e transforma com o passar dos anos.


Este é apenas o segundo ano de implementação da proposta, que de já começa a melhorar, ainda que timidamente, os indicadores de saúde da nossa cidade. Há muito trabalho pela frente; Tomara que todos que venham a estar a frente de nossas equipes no futuro queiram de verdade continuar contribuindo por uma cidade melhor, e mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário