terça-feira, 13 de setembro de 2011

MÉDICO VETERINÁRIO PARA ALIMENTOS, PARA SAÚDE E PARA O PLANETA

Já disse um filósofo que: “todas as profissões são dignas de nós, porém, nós não somos dignos de todas as profissões”. Não é nenhum demérito ser pedreiro, padeiro, motorista. Assim como não é superior aquele que cursou e concluiu uma universidade. Todos, indistintamente, são importantes para sociedade.

Ocorre que o Médico Veterinário tem um papel fundamental a desempenhar e, dentro deste contexto, faremos uma abordagem não muito profunda, mas necessária para esclarecer, sobretudo, os desavisados e aqueles que teimam em permanecer no campo da ignorância.

É certo que o desenvolvimento humano só é possível se um componente importante for oferecido desde o nascimento, passando pela infância, pré-adolescência adolescência. Trata-se do alimento, em quantidade suficiente e qualidade de seus nutrientes necessários ao bom desenvolvimento físico e mental. A ciência explica que a falta de vitaminas, proteínas e sais minerais prejudica o desenvolvimento do cérebro.

Vamos aqui começar a colocar a importância do Médico Veterinário para a sociedade atual e futura. Produzir alimentos em quantidade que permita satisfazer a necessidade do ser humano é segurança alimentar, tão perseguida e ainda não satisfeita. Quando se busca colocar no mercado consumidor a proteína nobre, que é a proteína animal, em condições de consumo estamos falando de inocuidade dos alimentos. Quando se trata da saúde animal, independente se destinado à produção de alimentos, de lazer, de companhia, de educação, estamos falando, a um só tempo, de saúde animal e saúde humana.

Ao tratar preventivamente dos animais, o Médico Veterinário está beneficiando a todos, quer com os produtos e sub-produtos de origem animal, quer promovendo a saúde econômica do país, quer evitando as transmissões de doenças. Não é somente isso. O Médico Veterinário deve estar atento quanto à diversidade de atos para produção. Conhecer a influência que tem o intercambio social, a intensificação do comércio, quer em nível interno como externo. O serviço executado pelo Médico Veterinário é considerado como “bem público mundial”. A prestação de serviços de forma eficiente representa garantia para o mundo na produção de alimentos e apoio à riqueza dos produtores.

A todo instante surgem problemas de toda ordem, e aí está presença o Médico Veterinário; sobretudo na pesquisa, no controle das doenças transfronteiriças, buscando solucionar os problemas dos humanos, dos animais e do ecossistema. A criação intensiva, que no passado se imaginava como solução, hoje começa a ser descartada, não só considerando a possibilidade na transmissão de enfermidades, como nas questões de bem estar animal. Nesse contexto, surge a questão da biossegurança. Na criação extensiva, em virtude da grande mobilidade animal, há repercussão na transmissão transfronteiriça. Não se pode promover a produção sem se levar em conta o risco que o sistema adotado pode impactar o mercado.

A pergunta constante é: qual o impacto da atividade no meio social, econômico, ambiental, etc.? Esses questionamentos e as constatações demonstram a preocupação que a Ciência Veterinária vem aplicando desde quando, em 1.761, Claude Bourgelat teve a iniciativa de implantar a primeira Escola de Medicina Veterinária do mundo em Lyon, na França. Dois séculos e meio de muita pesquisa, muito trabalho, muita luta para dar respostas à sociedade, quer na produção de alimentos, na pesquisa de doenças e de medicamentos, na inocuidade dos alimentos de origem animal, no ensino, enfim, no grande espectro de atividade do Médico Veterinário.

Motivos para comemoração são muitos, mas os desafios continuam, sobretudo, quando existe no mundo um milhão de pessoas vitimas da pobreza e da fome. Cresce, assustadoramente, a responsabilidade social do Médico Veterinário. A participação do profissional em todos aspectos da vida do nosso país é uma exigência que extrapola a simples consideração de mais um profissional.

Médico Veterinário Benedito Fortes de Arruda
Presidente
Site CFMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário