quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Saúde Pública em Dourados-Ms - Aquecendo os Motores para 2012

Edu Marcondes



Ao final do velho ano pudemos fazer algumas avaliações do que foi realizado em 2011 e do que foi deixado pra trás de forma que passados exatos 3 dias de 2012, e já devidamente recuperado da ressaca de natal e réveillon, é hora fazermos uma análise mais precisa do que encontraremos e como deveremos nos portar no recém nascido ano. 

No caso de nossa atividade; Saúde pública - e todas as demais públicas - deve-se ter muito claro o fato de esse ser um ano de eleições municipais. O que interfere diretamente na vida de todos, inclusive na daqueles que procuram se manter afastados da disputa mais direta. Muito mais do que as eleições estaduais e federais, que via de regra acaba sendo mais de mídia do que de presença física. 

É impossível pensarmos em 2012 sem lembrar que tudo que se refere à gestão de nossa prefeitura torna-se comprometida a partir de Julho, mês que se inicia a campanha. E o que não afetado diretamente por restrições legais, acaba sendo, pelas pressões, discussões, debates públicos e porretadas de toda sorte dos que querem achar as falhas da gestão para buscar o voto. 

Compras, licitações, contratações de pessoal, concursos públicos, atividades públicas do prefeito em reeleição e de seu secretariado, grandes ações e mobilizações, entre outras atividades da prefeitura, sofrem impacto direto da legislação eleitoral de forma administrativamente todos os envolvidos devem se preparar para agilizar o que for necessário para a garantia do funcionamento da prefeitura até o mês de Julho. Depois, somente nos 2 dois últimos meses do ano para fechamento das contas e preparação para mudança de gestão.

Se a equipe for a mesma o impacto no inicio de 2013 pode ser menor, pois se tudo for muito bem conduzido até julho, o novo ano não será perdido; As pessoas já estarão com tudo preparado. Caso a equipe seja outra, teremos praticamente 1 ano inteiro perdido – 2012 por causa do meio ano de eleição  e 2013 com mais meio ano, até a nova equipe tomar pé de tudo e botar as coisas para andar com novo jeitão -. 

Na saúde especificamente, o planejamento já está todo feito, até por obrigação de gestão e de prestação de contas, as licitações já estão andando, e os chamamentos de concurso, já estão pedidos, de forma que se houver boa vontade da gestão, certamente tudo estará a plenos vapores antes de Julho. 

Com isso pelo menos para a saúde, mesmo considerando as características do ano recém iniciado, temos ótimas expectativas, e o horizonte hoje é mais claro que a um ano; Os índices são melhores, as filas diminuíram, serviços de apoio foram contratados, os postos estão atendendo, a Vigilância está completamente interligada com a Atenção e todos tem um porta de acesso ao SUS funcionando; Hoje tudo está bem planejado e programado, é só continuar a colocar em prática, ainda que enfrentado todas as dificuldades reais. 

É bem verdade que nem tudo é um mar de rosas, empresas não entregam o que foi licitado, os recursos de repasses por vezes não são suficientes, e nem todos os profissionais são totalmente preparados, envolvidos e comprometidos com o sistema.  

Contudo a atual gestão já demonstrou sensibilidade no ano passado e certamente providenciará todos os complementos de gestão (financeiros, materiais e pessoais) que se fizerem necessários para continuar mantendo a saúde de Dourados no rumo que tomou. Certamente 2012 concretizará o SUS de nossa cidade como o exemplo a ser seguido, ainda que infelizmente continuemos com alguns remando contra e torcendo para que as coisas dêem errado, só para poderem tirar algum tipo proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário