terça-feira, 3 de abril de 2012

PIB mais verde

Revista Radis - Súmula - http://www.ensp.fiocruz.br/radis/conteudo/pib-mais-verde

Um grupo de 20 cientistas, ganhadores do prêmio Planeta Azul, concedido anualmente a iniciativas ambientais pela fundação japonesa Asahi Glass, apresentou uma nova forma de medir as riquezas de um país, que leve em conta “os custos ambientais do crescimento econômico, seu capital verde e o nascimento de um mercado com menos uso de CO2”, noticiou O Globo (21/02).

Os pesquisadores apresentaram a proposta em encontro promovido pela ONU em Nairóbi, Quênia, propondo a substituição do Produto Interno Bruto (PIB) como medida de riqueza por outro índice que considere o capital natural, humano e social. A proposta inclui, ainda, eliminar subsídios em setores como energia, transporte e agricultura, responsáveis por altos custos ambientais e sociais; combater o consumo excessivo e promover campanhas em prol de causas sociais, como a capacitação de mulheres para o mercado de trabalho e a melhoria dos sistemas públicos de educação e de saúde.

O grupo advertiu que o aumento do PIB nos países que integram os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) nos últimos anos teve como contrapartida um alto consumo de combustíveis fósseis, que respondem por 35% da liberação de gases estufa. Os cientistas consideraram que há avanços em países como o Brasil (que reduziu o desmatamento na Amazônia em 80%, nos últimos sete anos) e China (que apresentou claros sinais de que buscará uma economia de baixo carbono) e na Comunidade Europeia, mas criticaram a postura dos Estados Unidos, que se mantêm fora do Procolo de Kioto. Eles consideram equivocada a ideia de que preocupações ambientais são um obstáculo ao desenvolvimento e sugerem taxar o carbono ao invés de medir o PIB através do mecanismo Redd (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). Tirar este índice do papel, no entanto, implica acelerar acordos globais, investir na manutenção de florestas e na troca das matrizes energéticas, precisou a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário