terça-feira, 3 de abril de 2012

CARTA DE PACTUAÇÕES DA I OFICINA DA COMISSÃO ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA


Foi realizado em 30 de Março de 2012, a 01 oficina da comissão estadual de saúde pública veterinária, do CRMV-MS, com vistas a discutir, debater e delinear algumas propostas concretas dos Médicos Veterinários, Instituições de ensino e Acadêmicos de medicina veterinária do estado de Mato Grosso do Sul, para melhor estruturar essa área de atuação profissional ainda incipiente para a categoria.

Para que fossem formatadas as propostas abaixo, foram convidados representantes da profissão, por meio do CRMV-MS, de instituições de ensino, por meio da UCBD, UFMS, UNIGRAN, ANHAGUERA-Dourados; e de representações de acadêmicos de cada uma dessas instituições, que discutiram a atuação do médico veterinário da saúde pública sob o prisma de 3 eixos temáticos, propostos, sendo: O papel do médico veterinário na saúde pública frente a nova  PORTARIA M.S Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011; A importância da qualidade de atuação profissional frente a novos desafios; O perfil da formação de medicina veterinária para a saúde pública.

Como resultado oficial da oficina, ficou definido uma série de pactuações entre os entes presentes à Oficina, conforme descrito abaixo, de forma que cada um buscará dentro de sua esfera de atuação e atribuição cumprir as propostas aprovadas com vistas a buscar uma melhor posição de atuação e remuneração da medicina veterinária frente a esse novo contexto. Ficou ainda definido a realização de um seminário de saúde publica veterinária, aberta a todos os profissionais interessados, bem como acadêmicos em Campo Grande, no mês de Maio e um em Dourados, no mês de Agosto.

            Papel do médico veterinário na saúde pública

·        Informar a população em geral sobre a atuação do médico veterinário no NASF;
·        Intensificar a educação sanitária nas diversas áreas de saúde, nas escolas de ensino médio e fundamental e comunidade em geral, por meio das instituições de ensino;
·        Dentro das possibilidades de cada instituição buscar a mudança da grade curricular das universidades, aumentando a carga horária de saúde pública dentro do curso de medicina veterinária;
·        Preparar os acadêmicos de medicina veterinária para a nova situação do mercado;
·        Destacar durante o processo de formação, bem como em todas as oportunidades possíveis destacar a importância da atuação medicina veterinária para a promoção e manutenção da saúde humana;
·        Buscar a mudança do perfil de comportamento do acadêmico de medicina veterinária;
·        Implantar projeto pedagógico no núcleo docente focado para a saúde pública veterinária;
·        Buscar maior efetividade do sistema CFMV-CRMV´s no sentido de orientar a classe médica veterinária em relação a saúde coletiva;
·        Agir em prol da mudança da legislação em relação aos estágios, por parte do poder público federal, na tentativa de encontrar uma alternativa para facilitar a atuação dos acadêmicos no mercado; Utilizando-se de as possibilidades político-adminsitrativas do sistema CFMV-CRMV´s para esse fim;
·        Promover peças de sensibilização da sociedade em geral;
·        Troca de experiências entre médicos, médicos veterinários, enfermeiros, etc, nas respectivas áreas de atuação;
·        Introduzir o acadêmico de medicina veterinária nas escolas de ensino fundamental e médio para divulgar informações de educação sanitária;
·        Levar ao conhecimento dos gestores municipais e estaduais de saúde o papel do médico veterinário no NASF;
·        O Conselho de Medicina Veterinária, juntamente com as demais instituições de ensino e de saúde pública, agir na busca de capacitação aos profissionais recém formados e acadêmicos na área de vigilância em saúde e saúde pública;
·        O Conselho de Medicina Veterinária, na semana do Médico Veterinário, deve intensificar a divulgação da atuação do médico veterinário no NASF; 

Qualidade da atuação do profissional do médico veterinário 

·        Selecionar acadêmicos que tenham maturidade para atuar nos projetos de extensão, como forma de melhor representação da profissão nas mais profundas veias sociais;
·        Estudar a possibilidade, e promover discussões em prol de aplicação da prova de proficiência antes da obtenção do registro profissional nos CRMV´s;
·        Durante a introdução do curso de medicina veterinária, motivar a responsabilidade do aluno quanto à importância na qualidade da atuação profissional;
·        Promover discussões e possibilidades de qualificar os professores, frente a necessidade de qualidade de atuação profissional;
·        Divulgação dos cursos e seminários pela Escola de Saúde Pública e demais órgãos públicos que possam melhorar a qualificação e conseqüente qualidade do médico veterinário para a atuação em saúde coletiva;
·        Intensificar a integração entre as instituições buscando a maior troca de conhecimento e experiências;
·        Destacar e intensificar a buscar da qualidade de atuação profissional como forma de melhorar as possibilidades de atuação do médico veterinário, bem como sua remuneração. 

Ensino da Saúde Pública Veterinária 

·        Implantar maior quantidade de aulas práticas em saúde pública nas universidades, como forma de aproximar e estimular o acadêmico para a atuação em saúde pública;
·        Implantar projetos e cursos de extensão voltados a vigilância e promoção da saúde coletiva;
·        Realizar convênios entre universidades e instituições federais, estaduais e municipais de saúde pública;
·        Inserir ações de saúde pública veterinária em programas sociais existentes;
·        Inserir na grade curricular disciplinas optativas de saúde pública, por meio de sugestões da CESPV-CRMV/MS ou fruto do próprio intercâmbio entre as instituições de ensino;
·        Introduzir atividades extracurriculares nas universidades com apoio do CRMV/MS;
·        Buscar um maior diálogo entre os professores das instituições de ensino de medicina veterinária do estado como forma de padronizar as disciplinas e conteúdos programáticos;
·        Realizar troca de experiência entre os docentes durante o conteúdo programático;
·        Motivar e qualificar os docentes com cursos, treinamentos e palestras e saúde coletiva;
·        Criar e fomentar grupos de estudo em disciplinas ligadas a saúde pública veterinária;
·        Criar um núcleo de estudos, para publicar referências bibliográficas em saúde pública vetrinária;



Campo Grande, 30 de Março de 2012;



Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul CRMV/MS;

Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária do CRMV/MS  CESPV-CRMV/MS;

Universidade Católica Dom Bosco
UCDB;

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
UFMS;

Centro Universitário da Grande Dourados
UNIGRAN;

Faculdades Anhaguera de Dourados;
ANHAGUERA-DOURADOS;

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