terça-feira, 10 de janeiro de 2012

VETERINÁRIO ADVERTE SOBRE DOENÇAS PROVOCADAS PELO CONSUMO DE CARNE SEM INSPEÇÃO

Fonte: Site CFMV - http://www.cfmv.org.br/portal/noticia.php?cod=2279

Pesquisador da Unesp aponta as enfermidades típicas transmitidas por abates sem controle sanitário e ingestão de carne mal conservada

Donas de casa e seus familiares correm sérios riscos de contrair doenças perigosas ao ingerir carne bovina procedente do abate de bois sem controle sanitário. A advertência é do médico veterinário Paulo de Oliveira Roça, pesquisador da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. “Entre as doenças mais graves, estão as chamadas zoonoses, como a tuberculose, toxoplasmose e brucelose”, destaca o especialista, explicando que, em alguns casos, essas enfermidades podem até provocar a morte. Entre os sintomas básicos destas doenças estão vômitos, enjôos, fortes dores de cabeça e febre intermitente.

Mas, além dos problemas decorrentes do abate irregular, há ainda outras doenças que ameaçam o consumidor. Frigoríficos que conservam mal as carnes processadas ou pontos de venda que comercializam o produto fora do prazo de validade podem transmitir salmonelas e coliformes – o que, segundo Paulo Roça, também pode trazer graves problemas à saúde das pessoas.

Para se proteger contra males como esses, Roça aconselha o consumidor a sempre verificar se o ponto de venda está limpo e é confiável. “Por exemplo, se os cortes bovinos estiverem em embalagens fechadas e com o selo do Serviço de Inspeção Federal significa que a carne foi trabalhada com todo o cuidado sanitário por parte do frigorífico” – ressalta o pesquisador da Unesp, numa entrevista à Radioweb que pode ser ouvida, na íntegra, no blog Carne Saudável (www.carnesaudavel.blog.br).

Sobre o blog Carne Saudável

O blog Carne Saudável (www.carnesaudavel.blog.br) foi criado como um espaço de discussão e alerta para a importância do acompanhamento da qualidade fitossanitária da carne bovina do Brasil, país que é dono do maior rebanho do mundo e produz anualmente 9 milhões de toneladas de carne – 7,3 milhões só para consumo doméstico. Seu objetivo é erradicar possíveis enfermidades e, em última instância, colaborar para salvar vidas. Carne Saudável tem por compromisso denunciar os contraventores que colocam no mercado produtos que põem em risco a nossa vida e a de nossos filhos. Pretende também exigir probidade e decência dos órgãos competentes, cobrando o rigor no trabalho de fiscalização para o qual foram criados, já que metade da carne comercializada no País não passa por inspeção federal e até mesmo frigoríficos legalizados operam sem cumprir as normas fitossanitárias básicas.

Blog Carne Saudável

www.carnesaudável.blog.br


Fonte: Jornal dia dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário