quarta-feira, 18 de abril de 2012

TUBERCULOSE - DOENÇA PENETROU NO IMAGINÁRIO POPULAR

Consumpção, delicada, doença ruim, febre hética, fimia, fininha, magra, mal de secar, mal dos peitos, moléstia-magra, seca, tíbia, tísica, peste branca...

A profusão de sinônimos nos dicionários para designar a tuberculose dá bem a medida de quanto a doença penetrou no imaginário popular. Quando seres humanos temem algo, o primeiro impulso é providenciar-lhe um eufemismo.

Em meados do século 20, com os antibióticos, imaginou-se que as moléstias infecciosas estariam controladas para sempre. O sonho durou pouco. O fenômeno da resistência às drogas antibacterianas, aliado a assimetrias no crescimento econômico, transformou a TB (abreviatura que também é uma forma de eufemismo) em uma doença endêmica na maior parte dos países em desenvolvimento.

É um notável progresso, portanto, a notícia do Ministério da Saúde de que a incidência da moléstia e sua mortalidade estão caindo no Brasil. Em 2011, foram registrados 36 casos de TB para cada grupo de 100 mil habitantes, contra 42,8 casos em 2001 (queda de 15,9%). Com relação às mortes, a redução foi de 23,4%.

Vários elementos contribuíram para a melhora. Entre ações específicas, vale destacar a ampliação do tratamento supervisionado, no qual um agente de saúde ou alguém que recebeu treinamento se certifica de que o paciente toma diariamente os remédios.

A terapia, que em geral dura seis meses, precisa ser levada até o fim. Caso contrário, a doença pode voltar sob formas resistentes, cujo tratamento é mais caro e complexo.

A adoção de associações de antibióticos em doses padronizadas também ajudou, por reduzir a quantidade de pílulas que o paciente precisa tomar. Causas mais remotas, como a melhoria na renda da população e seus efeitos sobre as condições de moradia, também podem ter contribuído.

Seria um erro, no entanto, acreditar que a batalha esteja ganha. Apenas no ano passado, 4.600 pessoas morreram em decorrência da tuberculose no país, e houve mais de 69 mil novas infecções.

Cada vez mais o bacilo se especializa em populações vulneráveis, como moradores de rua, portadores de Aids, subnutridos crônicos e indígenas. Merecem também atenção dependentes de drogas, que não raro reúnem parte dessas características numa só pessoa.


Fonte: Folha de S.Paulo - http://www.cfmv.org.br/portal/noticia.php?cod=2662

Nenhum comentário:

Postar um comentário