sábado, 16 de junho de 2012

PARCERIA ENTRE CFMV, MEC E MINISTÉRIO DA SAÚDE



PARCERIA ENTRE CFMV, MEC E MINISTÉRIO DA SAÚDE DISPONIBILIZA PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS PARA TODOS OS MÉDICOS VETERINÁRIOS
Os profissionais de Medicina Veterinária, devidamente registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), terão acesso ao portal “Saúde Baseada em Evidências” (http://periodicos.saude.gov.br) do Ministério da Educação (MEC - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes) e o Ministério da Saúde (MS).
O acesso foi possível graças a uma parceria entre o MEC e o CFMV que, com garantia de segurança, enviou os dados dos profissionais. A mesma parceria está sendo realizada com Conselhos de outras 14 profissões da área da saúde e a expectativa é de que a informação chegue a aproximadamente 1,8 milhão de profissionais de saúde registrados no país. Os dados do CFMV foram enviados na última terça-feira, dia 12.

O portal Saúde Baseada em Evidências é uma página eletrônica de pesquisa, que reúne conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências. A iniciativa permite acesso às informações acadêmicas para que os profissionais da área de saúde possam fundamentar suas decisões. No site eles encontrarão diversos conteúdos científicos, destinados à saúde baseados em evidências, para apoiá-los na prática clínica. As informações oferecem suporte para a realização de diagnósticos e a escolha do tratamento, entre outros procedimentos.

O acesso será feito com um login, que será o número do registro profissional, e uma senha, que será criada por ele. Essas informações possibilitam - posteriormente - ao Ministério da Saúde identificar o perfil do usuário, bem como as publicações e assuntos que foram consultados.
Para o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, a cooperação do CFMV auxiliará na qualidade do trabalho dos Médicos Veterinários. “A contribuição do CFMV não termina somente com os dados. Vamos também ajudar na divulgação sobre o portal e na identificação e sugestão de novos periódicos adequados à ferramenta”.

Terão acesso ao conteúdo os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

BASE DE DADOS
A base de dados do portal foi selecionada a partir de um levantamento realizado por pesquisadores e docentes de universidades públicas do País, que considerou a relevância e a atualização do conteúdo disponibilizado. O material foi selecionado para atender às principais necessidades dos profissionais de saúde.
Base de Dados
Resumo
Rebrats
Engloba estudos nacionais na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, com temas prioritários para o sistema de saúde nacional.
Embase
Ferramenta online com revisões sistemáticas em áreas como farmacologia, ciências farmacêuticas, toxicologia; alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas.
ProQuest Hospital Collection
Além de publicações periódicas, inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters, que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.
Atheneu livros Virtuais
As publicações abrangem conteúdos relacionados às área de enfermagem; nutrição; fisioterapia; saúde coletiva; alergologia e imunologia clínica; anestesiologia; cardiologia; cirurgia; doenças infecciosas e parasitárias; medicina laboratorial; endocrinologia; fisiatria; gastroenterologia; geriatria; ginecologia e obstetrícia; nefrologia e urologia; neurologia; odontologia; oncologia; traumatologia; otorrinolaringologia; pediatria; psiquiatria; pneumologia; histologia; farmacologia; fisiologia; microbiologia; além de engenharia biomédica.
Micromedex
Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex – Emergency Medicine, que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex – General Medicine, que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica, como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.
Dynamed
É uma ferramenta de referência clínica para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos. Contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas.
Best Practive –British Medical Journal (BMJ)
Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário