sexta-feira, 15 de junho de 2012

Controle da Tuberculose – Abordagem do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Por Edu Marcondes


Outra relevante área da vigilância e que foi abordada e debatida durante o congresso, é o controle da tuberculose e hanseníase. Doença que a cada dia ganha importância  por já ser hoje a principal causa de morte entre as pessoas portadoras de HIV.


O Ministério da Saúde, dentro da diretoria de vigilância em saúde, possui um programa que trata apenas de monitorar e desencadear as ações de prevenção à esse agravo. Em Dourados, temos essa mesma estrutura e desenvolve as ações conforme preconizado, tendo tido elevado êxito no tratamento desses pacientes.


Foi portanto que grande interesse que pudemos participar desse debate no congresso, sendo que a principal abordagem foi quanto ao perfil epidemiológico da doença no país que apresenta hoje curva ascendente de novos casos. Sendo que diante desse quadro demonstrou-se a importância de prover notificações eficientes e tratamentos completos.


Quanto se trata de tuberculose fica evidente, alguns complicadores que são facilmente comprovados pela prática do dia a dia do Centro de Referência em Dourados. A primeira delas de é envolver e sensibilizar a atenção primaria com relação ao seu papel de diagnóstico e tratamento acompanhado dos casos em seu território, segundo os debates fica demonstrado que o papel dos Centros de Referência são essencialmente de suporte diagnóstico e de casos com complicadores.


A coleta de material, fechamento de casos e acompanhamento, segundo consenso da oficina foi de que, esse papel deve ser assumido como rotina na atenção, não cabível o envio rotineiro de casos suspeitos para coleta de material e exame clinico nos centros de referência, isso deve pontuado sob a ótica de fortalecimento da atenção.


Os Centros de Referencia tem sim um papel extremamente relevante nesse contexto, que o de dar acompanhamento de rotina nas unidades, supri-las de informações dirimir as dúvidas quanto as notificações, tratamentos, e diagnósticos; E obviamente assumir os casos relevantes.


Por essa visão fica mais uma vez demonstrada a diretriz hoje em empregada no SUS, a integração Vigilância/Atenção e o foco na promoção a saúde prevenção de agravos, de forma que passa a ser esse o mais relevante papel do Centro de Referencia em Tuberculose e Hanseníase.


É importante definir que o papel da prevenção, aliado ao desafio constante de melhorar as notificações de forma cada vez mais precoce, assim como ter como meta numero 1 o objetivo de se concluir todos os tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário