terça-feira, 12 de junho de 2012

Promoção à Saúde é a bola da vez quando se fala em vigilância

Por Edu Marcondes




Desde ontem e até dia 15 estou tendo a oportunidade de participar do XXVIII congresso nacional de secretarias municipais de saúde, organizado pelo CONASEMS, em Maceió - AL. É bom destacar que graças ao premio que ganhamos no congresso estadual, estamos representado Dourados-Ms, com o nosso trabalho “Ações compartilhadas de Vigilância em Saúde – Uma estratégia de integração entre a Vigilância e a Atenção Primária”.

A primeira impressão com relação ao congresso foi das melhores, a organização está muito boa e Maceió é muito agradável. Quanto ao nosso trabalho, nós de Dourados, sabemos muito bem o quanto essa estratégia das ACVS foi salutar e contribuiu em nossa rede de saúde.

Muito bem, mas feitas as considerações, passemos as análises das atividades. Os dois primeiros dias foram dedicados a realização oficinas, foram 8 a total, tratando de legislação, formação de consórcios, participação do controle social, contratualização e financiamento, fortalecimento da atenção, educação continuada, e claro integração vigilância e atenção. Como não poderia deixar de ser me inscrevi na oficina “A vigilância em Saúde  na Sustentabilidade do SUS”.

Para meu orgulho e confirmação, da sensação que sempre tive; Realmente Dourados está no rumo certo, quando se fala em vigilância. Por tudo que foi discutido e debatido até aqui, fica claro que o objetivo principal de uma estrutura de vigilância deve ser a promoção à saúde e a prevenção, de forma articulada com a atenção e todos os demais atores envolvidos. É urgente a quebra de paradigma com relação aquela a vigilância estática e policialesca.

Contudo uma coisa também fica evidente, as diretrizes propostas pelo ministério da saúde ainda são uma fala distante da fala dos municípios, sobretudo pelo aparelhamento e estruturação da vigilância. A falta de entendimento e o preconceito dos gestores com relação a importância dessa estruturação também são um entrave, sendo que não há, por parte do ministério da saúde, uma proposta eficaz, em fazer que a estrutura necessária, seja de fato cumprida pelos prefeitos.

Foi exaustivamente da necessidade da vigilância assumir o papel de promoção em saúde, sendo que o entendimento é de que a promoção se faz por meio melhora das condições de sociabilidade das cidades. Falou-se muito em implementação efetiva da rede de DANT´s e dos programas de academia da saúde e saúde na escola como forma de fomentar essa melhor condição social.

De fato em locais onde se obtenha melhor condição de vida, com pratica regular de atividade física, melhor educação e conhecimento e sem violência, tendo a isso aliado a boa alimentação e ambiente de vida salubre, fatalmente os indicadores de saúde são melhores. Isso não é novidade para ninguém da saúde pública, é novidade que isso deva estar atrelada as ações da vigilância do município.

Em Dourados-Ms, já víamos enfatizando esse tipo de idéia, mas sem ter a real dimensão de que talvez os programas de promoção, que hoje estão atrelados ao departamento de atenção, fossem incluídos no departamento de vigilância.

Enfim, nesse inicio de trabalho fica a certeza de que nossa cidade de fato está muito consolidada em termos de vigilância em saúde, sendo que levo a proposta a ser tratada com nossa secretaria de promover esse pequeno ajuste estrutural, acoplando os programas de promoção efetivamente ao DVS. Vejamos agora o que virá pela frente, de forma que iremos daqui informando quais os caminhos que o Ministério da Saúde está preconizando para  o nosso SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário