sábado, 24 de março de 2012

Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária do CRMV/MS realiza sua I OFICINA

Autor:Comunicação CRMV/MS - http://www.crmvms.org.br/?pag=noticias_conteudo&chv_noticia=456
   



 
A saúde pública veterinária tem se evidenciado como um importante segmento de atuação profissional; com considerável relevância para a contribuição social tendo em vista a abrangência de sua atuação. Bem como, para o crescimento profissional e respeitabilidade sob a ótica interna da profissão.

Sendo atualmente impossível referir-se a um “sistema público de saúde”, devido a diversidade e complexidade que a sociedade impõe a esse sistema sem contar com a alça de atribuições da medicina veterinária.

Frente à essa nova realidade e demanda, a profissão necessita estar completamente conectada e preparada para atendê-la. Para tanto, é prioritário que a medicina veterinária debata sua estrutura de forma madura, para então, criar uma nova perspectiva de atuação, sem perder o foco de seu cerne; razão de ser e existir enquanto profissão.

O fato é que a medicina veterinária, figura-se como a profissão com melhores condições técnicas para assumir o papel de prevenir as doenças comuns em centros urbanos da atualidade; seja no controle vetorial, no manejo e posse responsável de animais, no manuseio e conservação de alimentos; Tanto quanto na preservação e higiene ambiental, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas, para que de fato tenham mais SAÚDE.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
PROGRAMAÇÃO
Data: 30 e 31 de março
Local: Auditório da UCDB
Horários: 8:00 – 12:00 / 13:30 – 17:30
Dia 30/3
8:00 – 9:00 Abertura
9:30 – 10:00 Inserção do médico veterinário no NASF
10:00 – 11:00 Importância da qualidade da atuação profissional
11:00 – 12:00 Ensino de saúde pública veterinária
12:00 – 13:30 Almoço
13:30 – 17:30 Trabalhos em grupo
Dia 31/3
8:00 – 10:30 Debates
10:30 – 12:00 Elaboração do texto com propostas

RESULTADOS ESPERADOS
  • Demonstrar aos acadêmicos e instituições de ensino as novas perspectivas da profissão a partir da nova portaria do Mato Grosso do Sul, sobre o fortalecimento da atenção básica.
  • Demonstrar às universidades a atual realidade na formação profissional.
  • Produzir por meio de uma construção coletiva, junto às instituições de ensino, acadêmico, e o CRMV-MS propostas que possam despertar o início de ações concretas que possibilitem condições para a medicina veterinária estar preparada frente à nova demanda.
  • Eduardo Arteiro Marcondes
    Vice-Presidente / Coordenador da Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária
    Sibele Cação
    Presidente do CRMV-MS
    Campo Grande, 22 de Março de 2012.

    Fonte:Comunicação CRMV/MS