Foi realizado em 30 de Março de 2012, a 01 oficina da
comissão estadual de saúde pública veterinária, do CRMV-MS, com vistas a
discutir, debater e delinear algumas propostas concretas dos Médicos
Veterinários, Instituições de ensino e Acadêmicos de medicina veterinária do
estado de Mato Grosso do Sul, para melhor estruturar essa área de atuação
profissional ainda incipiente para a categoria.
Para que fossem formatadas
as propostas abaixo, foram convidados representantes da profissão, por meio do
CRMV-MS, de instituições de ensino, por meio da UCBD, UFMS, UNIGRAN,
ANHAGUERA-Dourados; e de representações de acadêmicos de cada uma dessas
instituições, que discutiram a atuação do médico veterinário da saúde pública
sob o prisma de 3 eixos temáticos, propostos, sendo: O papel do médico
veterinário na saúde pública frente a nova
PORTARIA M.S Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE
2011; A importância da qualidade de atuação profissional frente a novos
desafios; O perfil da formação de medicina veterinária para a saúde pública.
Como
resultado oficial da oficina, ficou definido uma série de pactuações entre os
entes presentes à Oficina, conforme descrito abaixo, de forma que cada um buscará
dentro de sua esfera de atuação e atribuição cumprir as propostas aprovadas com
vistas a buscar uma melhor posição de atuação e remuneração da medicina
veterinária frente a esse novo contexto. Ficou ainda definido a realização de
um seminário de saúde publica veterinária, aberta a todos os profissionais
interessados, bem como acadêmicos em Campo Grande, no mês de Maio e um em
Dourados, no mês de Agosto.
Papel do médico veterinário na saúde pública
·
Informar a população
em geral sobre a atuação do médico veterinário no NASF;
·
Intensificar a
educação sanitária nas diversas áreas de saúde, nas escolas de ensino médio e
fundamental e comunidade em geral, por meio das instituições de ensino;
·
Dentro das
possibilidades de cada instituição buscar a mudança da grade curricular das
universidades, aumentando a carga horária de saúde pública dentro do curso de
medicina veterinária;
·
Preparar os
acadêmicos de medicina veterinária para a nova situação do mercado;
·
Destacar durante o
processo de formação, bem como em todas as oportunidades possíveis destacar a
importância da atuação medicina veterinária para a promoção e manutenção da
saúde humana;
·
Buscar a mudança do
perfil de comportamento do acadêmico de medicina veterinária;
·
Implantar projeto
pedagógico no núcleo docente focado para a saúde pública veterinária;
·
Buscar maior
efetividade do sistema CFMV-CRMV´s no sentido de orientar a classe médica
veterinária em relação a saúde coletiva;
·
Agir em prol da mudança
da legislação em relação aos estágios, por parte do poder público federal, na
tentativa de encontrar uma alternativa para facilitar a atuação dos acadêmicos
no mercado; Utilizando-se de as possibilidades político-adminsitrativas do
sistema CFMV-CRMV´s para esse fim;
·
Promover peças de
sensibilização da sociedade em geral;
·
Troca de experiências
entre médicos, médicos veterinários, enfermeiros, etc, nas respectivas áreas de
atuação;
·
Introduzir o
acadêmico de medicina veterinária nas escolas de ensino fundamental e médio
para divulgar informações de educação sanitária;
·
Levar ao conhecimento
dos gestores municipais e estaduais de saúde o papel do médico veterinário no
NASF;
·
O Conselho de
Medicina Veterinária, juntamente com as demais instituições de ensino e de
saúde pública, agir na busca de capacitação aos profissionais recém formados e
acadêmicos na área de vigilância em saúde e saúde pública;
·
O Conselho de
Medicina Veterinária, na semana do Médico Veterinário, deve intensificar a
divulgação da atuação do médico veterinário no NASF;
Qualidade da atuação do profissional do médico
veterinário
·
Selecionar acadêmicos
que tenham maturidade para atuar nos projetos de extensão, como forma de melhor
representação da profissão nas mais profundas veias sociais;
·
Estudar a
possibilidade, e promover discussões em prol de aplicação da prova de
proficiência antes da obtenção do registro profissional nos CRMV´s;
·
Durante a introdução
do curso de medicina veterinária, motivar a responsabilidade do aluno quanto à
importância na qualidade da atuação profissional;
·
Promover discussões e
possibilidades de qualificar os professores, frente a necessidade de qualidade
de atuação profissional;
·
Divulgação dos cursos
e seminários pela Escola de Saúde Pública e demais órgãos públicos que possam
melhorar a qualificação e conseqüente qualidade do médico veterinário para a
atuação em saúde coletiva;
·
Intensificar a
integração entre as instituições buscando a maior troca de conhecimento e
experiências;
·
Destacar e
intensificar a buscar da qualidade de atuação profissional como forma de
melhorar as possibilidades de atuação do médico veterinário, bem como sua
remuneração.
Ensino da Saúde Pública Veterinária
·
Implantar maior
quantidade de aulas práticas em saúde pública nas universidades, como forma de
aproximar e estimular o acadêmico para a atuação em saúde pública;
·
Implantar projetos e
cursos de extensão voltados a vigilância e promoção da saúde coletiva;
·
Realizar convênios
entre universidades e instituições federais, estaduais e municipais de saúde
pública;
·
Inserir ações de
saúde pública veterinária em programas sociais existentes;
·
Inserir na grade
curricular disciplinas optativas de saúde pública, por meio de sugestões da
CESPV-CRMV/MS ou fruto do próprio intercâmbio entre as instituições de ensino;
·
Introduzir atividades
extracurriculares nas universidades com apoio do CRMV/MS;
·
Buscar um maior
diálogo entre os professores das instituições de ensino de medicina veterinária
do estado como forma de padronizar as disciplinas e conteúdos programáticos;
·
Realizar troca de
experiência entre os docentes durante o conteúdo programático;
·
Motivar e qualificar
os docentes com cursos, treinamentos e palestras e saúde coletiva;
·
Criar e fomentar
grupos de estudo em disciplinas ligadas a saúde pública veterinária;
·
Criar um núcleo de
estudos, para publicar referências bibliográficas em saúde pública vetrinária;
Campo Grande, 30 de Março de 2012;
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato
Grosso do Sul CRMV/MS;
Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária do
CRMV/MS CESPV-CRMV/MS;
Universidade Católica Dom Bosco
UCDB;
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
UFMS;
Centro Universitário da Grande Dourados
UNIGRAN;
Faculdades Anhaguera de Dourados;
ANHAGUERA-DOURADOS;